Artigos & Links

Logo








Cibele 9











Um corpo bem nutrido, satisfeito e amado permite uma mente em paz. Uma mente pacificada permite que a sabedoria inata se revele. Sabedoria de que o mundo tanto necessita, nos tempos de hoje…

Artigos

Os seguintes artigos oferecem informações mais detalhadas sobre Karlton Terry e a sua forma de trabalhar.


Em busca de empatia exata

Este artigo explica a diferença entre choro por necessidades e choro por trauma (também designado choro por memória noutros artigos), e como reagir ao choro por trauma. Descreve ainda o conceito de empatia exata, a sua importância e como pode ser desenvolvida. Depois, descreve a forma como Karlton Terry assiste aos pais para estarem presentes com o choro por trauma do seu bebé e como podem ajudar o seu bebé a processar o aparente trauma através da libertação do trauma pelo choro.

Versão Original: Seeking Accurate Empathy

Versão em Português: Em Busca de Empatia Exata


História da Educação Pré e Perinatal: Graham, Um Estudo de Caso

Neste artigo, Karlton Terry relata como trabalhou com Graham, um menino adotado que começou a fazer sessões com Karlton aos 4 meses de idade. Descreve ainda a forma como trabalhou com os pais de Graham, inclusive convidando a sua mãe, Lynn, a descrever aqui a sua experiência neste processo. Este caso mostra os efeitos de permitir ao bebé curar o seu trauma pré-natal e de nascimento através do assim designado choro por memória (também designado choro por trauma noutros artigos), assim como a importância da escuta empática deste choro, por aqueles que o amam.

Versão Original: History of Pre and Perinatal Education

Versão em Português: História da Educação Pré e Perinatal: Graham, Um Estudo de Caso


Introdução à Psicologia Pré-natal

Este artigo apresenta uma perspetiva geral sobre a história da psicologia pré-natal. Tendo as suas raízes no “Trauma of Birth”, um livro publicado em 1924 pelo psicanalista Otto Rank, esta área desenvolveu-se então devido ao contributo de diversos pioneiros. O que estes pioneiros têm em comum, é que eles mantêm o ponto de vista de que os seres humanos são afetados pelas experiências que tiveram durante a gravidez e o nascimento.

Versão Original: Introduction to Prenatal Psychology

Versão em Português: Introdução à Psicologia Pré-Natal


Perspetiva Geral sobre o Trauma de Nascimento

Este artigo oferece uma perspetiva geral sobre a forma como Karlton Terry trabalha com trauma de nascimento, tanto com adultos como com bebés com apenas algumas semanas de vida. Descreve algumas das técnicas que ele usa e a sua maneira de trabalhar com bebés.

Versão Original: Birth Trauma Overview

Versão em Português: Perspetiva Geral sobre o Trauma de Nascimento





Links

 

Institute for Pre and Perinatal Education:

http://www.ippe.info

O Instituto de Educação Pré e Perinatal foi criado por Karlton Terry e baseia-se no princípio de que a vida humana, antes do nascimento, é rica em situações que resultam em consequências e padrões comportamentais persistentes. É quando o organismo humano é jovem e se encontra na sua maior vulnerabilidade, que a sua trajetória básica de vida é determinada. O IPPE oferece uma variedade de formações que ajudam no trabalho com tais experiências, quando foram vivenciadas de forma traumática, de modo a reduzir ou resolver o seu impacto negativo.

 

Association for Prenatal & Perinatal Psychology and Health (APPPAH):

http://birthpsychology.com

A Associação de Psicologia e Saúde Pré e Perinatal oferece informação, inspiração e apoio a profissionais, médicos, futuros pais e a todas as pessoas interessadas em expandir os horizontes dentro da psicologia do nascimento.
Conforme refere a APPAH: «o “pré-natal” no nosso título refere-se ao período de cerca de nove meses, incluindo a conceção e toda a gestação, enquanto o termo “perinatal” se refere ao muito curto mas crucial período de horas, que envolvem o trabalho de parto, nascimento e estabelecimento da amamentação. Nós acreditamos que ambas as experiências pré-natal e perinatal são formativas para os bebés e para os pais, e tendem a estabelecer padrões de intimidade e sociabilidade na vida. O que está em causa aqui é qualidade de vida – a qualidade dos relacionamentos pessoais e a qualidade da sociedade em si própria. Finalmente, gostaríamos de enfatizar, “A ecologia no útero torna-se a ecologia no mundo”.»

 

Emerson Seminars – Healing Prenatal and Birth Trauma in Children and Adults:

http://emersonbirthrx.com

William Emerson, Presidente da APPAH, é um dos pioneiros no desenvolvimento de métodos de tratamento pré e perinatal para bebés e crianças, e um dos professores mais influentes de Karlton Terry.


AlmaSoma – Instituto de Transpessoal

http://www.almasoma.pt

A AlmaSoma. Instituto de Transpessoal é um projeto iniciado em 2006 que resulta da sinergia de Mário Resende e Ilja van de Griend, e dos seus percursos académicos, profissionais e de desenvolvimento integral. Visa promover a Terapia e a Formação na área da Psicologia e da Psicoterapia Transpessoal, nomeadamente a que recorre a Estados Modificados de Consciência, procurando contribuir para a integração do mistério da Alma na vida do Soma através da psicoterapia.





Protected by Copyscape Web Plagiarism Detection

Imagens de Cibele Saque Pereira